top of page

Um pouco de história: simpósios anteriores

De 17 a 20 de abril de 1988, por iniciativa da URCA – Universidade Regional do Cariri, realizou-se o I Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero e os romeiros de Juazeiro do Norte. Tinha como objetivo contribuir “válida e seriamente, para as reflexões e os estudos sobre o taumaturgo do nordeste, sobre as manifestações salvíficas dos romeiros, suas recitações cúlticas, sua visão de mundo e, principalmente, suas implicações existenciais com a realidade total, com a realidade vivida; tudo isso centrado na pessoa daquele que crê.”, conforme as palavras do então Reitor da URCA, Prof. José Teodoro Soares. (Anais, p. 9) Nesse Simpósio, além de renomados estudiosos brasileiros, um grupo de pesquisadores da religião, da Universidade de Louvain, Bélgica, deu uma importante contribuição para o entendimento do fenômeno das romarias.

 

Entre os dias 15 a 19 de setembro de 1989, foi realizado o II Simpósio Internacional cujo tema era: Juazeiro do Padre Cícero e a Beata Maria de Araújo: um contexto de milagre. A iniciativa da URCA, desta vez, foi coordenada pelo recém-criado Instituto de Pesquisas José Marrocos – IPESC, ligado à reitoria da mesma Universidade. Naquele ano de 1989, comemorava-se os 100 anos do primeiro sangramento da hóstia, acorrido a 1º de março de 1889, a primeira sexta-feira do mês. Este acontecimento, condenado pela Igreja, permaneceu durante 100 anos ausente das discussões nos círculos acadêmicos ou religiosos. Neste II Simpósio, foi a primeira vez que se falou dele em público; mais ainda, atribuindo-lhe uma análise científica e baseada em documentos (O Inquérito) produzido, à época, pela própria Igreja.

 

O III Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero do Juazeiro: E... quem é ele?, aconteceu também na cidade de Juazeiro do Norte, promovido pela URCA, mas agora tendo como parceira a Diocese do Crato, constituindo essa parceria um enorme passo para a compreensão integral do fenômeno Padre Cícero, isto é, não mais apenas um fenômeno social, mas também um fenômeno religioso que, nos seus fundamentos, é o que ele é. O objetivo principal desse Simpósio foi “resgatar discussões de pesquisadores contemporâneos, no sentido de compreender o fenômeno Padre Cícero na atual conjuntura social e eclesial. Analisar o sentido e o significado da vida do Padre Cícero, tomando-o como referência para compreender as romarias de Juazeiro do Norte”. (Anais, p. 23). 

 

O IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, realizado entre os dias 17 a 21 de novembro de 2014, teve como eixo norteador a pergunta: “E... Onde está ele?”. Naquele contexto, considerou-se a necessidade de pensar também em termos nacionais e globais, à luz da presença e das diversas interpretações do e sobre o Padre Cícero, e não apenas Juazeiro ou a Região do Cariri, com o objetivo de ampliar os debates realizados pelos outros Simpósios.  Neste ano, foram comemorados os 100 anos da morte da Beata Maria de Araújo, os 80 anos da morte do Padre Cícero, assim como o centenário da Sedição de 1914, da instalação da cidade de Juazeiro do Norte e da criação da Diocese de Crato, fatos extremamente significativos que não se restringir apenas a Juazeiro do Norte, pois terminaram por constituir a localidade como polo de irradiação e de atração cultural, social e religiosa, bem como polo de desenvolvimento nos sertões nordestinos. Esses fatos também construíram o Padre Cícero que se projetou e foi projetado como personagem para uns, ícone para outros, sendo assimilado por diferentes grupos de atores sociais e analisado sob diferentes prismas disciplinares.  As discussões tiveram por finalidade analisar e compreender “onde está” o Padre Cícero e “onde estão” os sujeitos sociais – beatos/as, romeiros/as, cantadores, poetas etc. – nos mais diversos lugares: geográficos, religiosos, educacionais, econômicos, históricos, políticos e culturais, no âmbito local, regional, nacional e global. 


Em 2015, um evento marcou de forma indelével a história do Padre Cícero e de Juazeiro do Norte: a Reconciliação da Igreja Católica com o Patriarca do Nordeste. Cientes da importância deste fato e de suas repercussões nas mais diferentes esferas da sociedade, a Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais (IPESC), e dando continuidade às reflexões que vinham sendo promovidas através dos Simpósios Internacionais sobre o Padre Cícero, propôs a realização do V Simpósio Internacional, com o tema “Padre Cícero: Reconciliação... E agora?” realizado entre os dias 20 a 24 de março de 2017. A proposta de realização deste evento baseou-se na necessidade de reflexão acerca dos elementos que envolvem a Reconciliação, considerando o conjunto de fatores que levaram a este posicionamento institucional da Igreja e seus fortes impactos em Juazeiro do Norte, na medida em que esta posição também evidencia importantes mudanças no cenário religioso, cultural, político e econômico num sentido mais amplo.

WhatsApp Image 2022-11-21 at 19.29.52.jpeg
WhatsApp Image 2022-11-21 at 19.30.05.jpeg
WhatsApp Image 2022-11-23 at 08.34.20.jpeg
23916557_1584946034899058_7800765910091015513_o.jpg
bottom of page